Recriar a Escola Pública – Refundar o Sistema Educativo de António Quaresma Coelho
€17.00 €15.30
Recriar a escola pública, Refundar o sistema educativo é um livro marcado pela constatação de que a escola pública (aquela que interessa particularmente ao autor, por razões de justiça e equidade), é atualmente uma instituição muito desadequada às necessidades deste primeiro quartel do século XXI.
Para que a necessidade de mudança da escola seja percebida, o livro começa por analisar a sua génese para depois abordar, de modo fundamentado, um conjunto de estratégias de ação educativa e pedagógica que podem concorrer para a renovar, promovendo uma aprendizagem significativa, profunda e contextualizada, assente na autonomia e na autorregulação da aprendizagem, de modo a formar crianças e jovens para a construção de um futuro feliz e de sucesso.
Uma evolução séria, profunda, abrangente e criadora (disruptiva) da escola pública, face a padrões e conceções velhas e arcaicas que continuam a caraterizá-la, sufocando-a e impedindo-a de entrar na dimensão que a sociedade atual cada vez mais exige, implica assumir-se também um outro conjunto de desafios determinantes para um futuro renovado, com particular realce para o regime de gestão das escolas; a contratação dos professores, a autonomia das escolas, a avaliação externa das escolas, a avaliação do desempenho docente, a reformulação da formação dos professores (contínua e inicial) e a refundação do sistema educativo.
Três palavras marcam o percurso que estará presente neste livro: relação, reflexão e fundamentação já que elas estão na base do que considero ser absolutamente necessário para a construção de um processo de aprendizagem bem-sucedido.
António Quaresma Coelho em Recriar a Escola Pública – Refundar o Sistema Educativo
Autor
Product Description
António Quaresma Coelho
António Quaresma Coelho é professor do 1.º ciclo da educação básica, Licenciado e Mestre em Ciências da Educação e Doutor em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
A sua atividade docente iniciou-se em novembro de 1978, com um interregno de 12 anos (1990 a 2002) período em que foi editor executivo, diretor editorial e diretor da unidade de negócios de formação profissional da Constância Editores (Santillana Portugal), bem como membro do Departamento de Inovação e Projetos do Grupo Santillana (Madrid).
A sua atividade docente foi marcada inicialmente pelos princípios da escola nova (Rousseau) e da escola moderna (Freinet) e atualmente é fortemente influenciada pela componente investigativa, tanto relativamente à análise da escola como organização, como à promoção de uma aprendizagem ativa, significativa e autorregulada, tendo desenvolvido, para além da atividade docente, projetos de investigação
com intervenção direta na escola (com alunos, professores e diretores).
Desde 2017/2018 é professor da Escola Básica da Várzea de Sintra (Agrupamento de Escolas D. Carlos I), aonde regressou depois de uma primeira passagem entre 2002 e 2006. Em 2005/2006 e de 2018/2019 a 2020/2021 foi coordenador do departamento do 1.º ciclo.
Avaliações
Ainda não existem avaliações.