A Puta da Evidência Científica Versus a Ingénua Fenomenologia Sistémica e Psicológica nas Constelações Sistémicas Familiares de Joaquim Parra Marujo
€33.00 €29.70
A Puta da evidência científica versus a ingénua fenomenologia das constelações sistémicas: familiares. Será a cura da loucura ou a loucura que cura? surge porque, por exemplo, ao confrontar a minha história familiar, não posso ignorar a ancestralidade, cujo legado foi ter tido uma familiar puta (sejamos corteses, é melhor respeitar esta senhora, uma meretriz ou maleficamente, mulher da vida) que foi rejeitada e humilhada. Só se fosse muito ingénuo é que poderia acreditar que esta herança familiar não teria repercussões em mim, na minha família e nos meus descendentes.
Este livro provocar-te-á uma reflexão audaciosa porque só pode ser obra do diabo acreditar na psicogenealogia. É de uma enorme ingenuidade ignorar os efeitos de uma constelação familiar porque não há evidência científica. Mas como a constelação é fenomenológica será o único processo terapêutico onde poderei colocar estes temas familiares porque é nos pequenos detalhes onde mora o diabo.
As constelações familiares foram “inventadas” (será que se inventa alguma coisa?), por Bert Hellinger para aliviar os sintomas da doença, curar os conflitos das dinâmicas familiares, mitigar o sofrimento mental, dissolver a amargura emocional, estabilizar e reequilibrar a doença e gerir o processo do adoecer procurando o bem-estar.
Se a Medicina Integrativa integrar a constelação familiar, cumprirá a sua missão terapêutica para a manutenção da saúde física, mental e emocional. No Direito será um método alternativo para a deliberação de litígios de conflitos amorosos: divórcios, e a solução para problemas de guarda partilhada. Nas organizações empresariais a sua finalidade será desvendar as desordens no sistema da empresa, porque são ecossistemas vivos em constante mudança, e optimizar o crescimento linear da organização.
Autor
Product Description
Joaquim Parra Marujo
Joaquim Parra Marujo
Num Curriculum Vitae Liliputiano, onde as letras são tão pequenas que só uns óculos de aumento poderiam salvá-lo, reconheço que sou o resultado da união entre um homem e uma mulher no esplêndido dia 12 de dezembro de 1951, em Lourenço Marques.
Já se passaram 50 anos desde que me tornei terapeuta transpessoal, e durante 46 anos desempenhei o glorioso papel de professor universitário. Actualmente, sou facilitador e terapeuta em workshops e cursos de constelações familiares, viajando por Portugal, Polónia, Malta, Brasil e Noruega. Quem diria que a minha carreira me levaria a tantos lugares? Deve ser a magia da terapia, ou talvez a curiosidade constante das pessoas em saber como eu lido com a vida (na verdade, é só uma questão de estar preparado para os imprevistos!).
Ah, e quanto aos diplomas! Sei que são apenas importantes para aqueles que não os possuem. Mas, claro, os leitores adoram um bom “coscuvilhão” sobre a vida académica alheia.
Então aqui vai: sou Doutor em Antropologia Social e Cultural, Mestre em Clínica de Saúde Mental, Mestre em Espaço Lusófono: Cultura, Economia e Política, e ainda me atrevi a ser Pós-Graduado em Saúde Mental Comunitária. Uma verdadeira
coleção de títulos que poderia encher uma parede, caso eu decidisse exibi-los, claro!
Reviews
There are no reviews yet.