Ophiussa de Samuel F. Pimenta
€20.00 €18.00
Herdeira do Jardim das Hespérides – que os mitos antigos situam na Península Ibérica –, Ophiussa governa a cidade hoje conhecida por Lisboa. Deusa, Rainha e Serpente, é a última guardiã do tempo das Grandes Mães – a Idade de Ouro –, em que a Deusa era cultuada pela humanidade. Mas novos deuses e os seus heróis vão tomando o lugar e o poder das antigas Senhoras da Terra.
Numa noite, Ophiussa recebe um aviso que irá mudar o rumo da sua história e do seu reino: Ulisses vai a caminho, vindo de Tróia, guiado e protegido por Júpiter. Sabendo dos perigos que ambos representam, Ophiussa faz de tudo para os impedir de chegar às suas praias, na urgência de defender o seu povo da guerra. Mas nem invocando ventos e brumas é capaz de parar a barca de Ulisses. E logo se vê em confronto com a dúvida, o medo e o desejo de ceder às suas pulsões.
Neste romance mitológico, Samuel F. Pimenta reinterpreta o mito da fundação de Lisboa e das suas sete colinas, partindo da tradição oral alfacinha e revisitando obras como a Odisseia, de Homero, a Ora Maritima, de Avieno, ou Crónica do Imperador Clarimundo, de João de Barros.
Ao lado do encontro de Ophiussa e de Ulisses, o autor conta-nos também a história dos primórdios do patriarcado e do culto dos impérios, cujo legado ainda afecta as sociedades contemporâneas.
Autor
Product Description
Samuel F. Pimenta
Até ao momento, publicou oito livros, além de estar presente em colectâneas, antologias e outras obras colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Tem participado em diversas conferências e em encontros literários nacionais e internacionais.
Em 2016 representou Portugal no International Young Poets Meeting, em Istambul, Turquia. Alguns dos seus livros deram origem a peças de teatro e teses académicas. Tem vindo a colaborar com publicações em Portugal, no Brasil, em Angola, em Moçambique e na Galiza, entre as quais o jornal Público, a Revista Gerador, a Revista Caliban e o PGL – Portal Galego da Língua.
São vários os prémios que lhe têm sido atribuídos, como o Prémio Jovens Criadores 2012 (Portugal), a Comenda Luís Vaz de Camões 2014 (Brasil) e o Prémio Liberdade de Expressão
2014 (Brasil). Em 2015, foi um dos vencedores das Bolsas Jovens Criadores, do Centro Nacional de Cultura. Em 2016, com o livro Ágora, ganhou o IV Prémio Literário Glória de Sant’Anna, galardão anual destinado ao melhor livro de poesia dos países e regiões de língua portuguesa.
Em 2019, com Ascensão da Água, ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada. Neste momento, integra diversas associações e colectivos, como o PEN Clube Português, a Academia Galega da Língua Portuguesa e o colectivo PROMETEU. Além da literatura, faz collage e dedica-se à promoção dos direitos LGBTI+, dos direitos humanos e dos direitos da Terra.
Reviews
There are no reviews yet.